O primeiro passo
Todos nós já sonhamos em começar um negócio de kit gráfico, fazendo nossas próprias artes, com os designs mais tops do momento, mas enquanto nossa mente viaja nessa ideia, na prática não é bem assim que funciona.
Enquanto algumas empresas de kits gráficos estão no mercado sempre inovando, com materiais e designs cada vez melhores, muitas pessoas querem entrar nesse mercado e ainda não sabem nem por onde começar.
Se você se encontra nesse segundo grupo, pode comemorar, o primeiro passo você já deu e daqui para frente irei compartilhar todo o nosso conhecimento com você.
Como começar?
Eu sei, você deve estar ansioso para ver sua empresa com muitos e muitos pedidos de kits gráficos, mas você precisa tirar um tempo para aprender como as grandes empresas fazem e por que elas fazem.
As informações que você terá daqui pra frente possivelmente irão lhe fazer economizar muita dor de cabeça no futuro, isso permitirá que você análise melhor as coisas, qual decisão tomar na hora de escolher o software ou equipamentos para a sua empresa.
Por que escolheu kit gráfico?
Se você chegou até aqui, provavelmente gosta de motos ou já trabalha com comunicação visual. E isso é ótimo. Gostar de moto já é uma grande vantagem, pois você já conhece o público e o que eles querem.
Sem falar que já deve ter em mente os amigos e conhecidos que com certeza irão adorar ter suas motos adesivadas por você.
Dá pra viver de kit gráfico?
É uma pergunta válida, mas delicada também.
Eu poderia dizer que "sim", mas a verdade é que "depende".
Para você ganhar dinheiro, você vai precisar de clientes e para começar a receber pedidos você precisa mostrar o que sabe fazer, ou seja, você precisa de um portfólio.
Se você quer ficar rico rápido, sinto muito, mas você está no lugar errado, assim como qualquer outro negócio, o começo é sempre o mais difícil e nessa área não é diferente.
Para você ganhar dinheiro, você vai precisar de clientes e para começar a receber pedidos, você precisa mostrar o que sabe fazer, ou seja, você precisa de um portfólio. Para ter um portfólio, você precisa começar a trabalhar, é claro que é complicado quando você ainda não tem nenhum cliente, mas a grande vantagem é que você pode aperfeiçoar suas habilidades antes de realmente começar.
É um processo que pode levar algum tempo para se desenvolver e nem sempre será um “mar de rosas” é também a parte do caminho que não gera muito rendimento, e isso às vezes, pode ser um obstáculo, para quem desiste, mas não é esse o seu caso, porque
você vai chegar lá, e irei te falar como.
Aprenda da maneira certa
Antes de começar a criar os seus primeiros designs, você precisa de habilidades e conhecimento para isso. No caso dos kits gráficos, você precisa dominar um software que trabalhe com desenhos vetoriais como o Corel Draw ou Adobe Illustrator. E já adianto que o Photoshop não é o programa indicado para esse tipo de trabalho.
Estes são os 2 softwares mais conhecidos, e mais usados pela grande maioria das empresas e designers.
Eu sempre irei recomendar:
trabalhe com o software vetorial que você achar melhor e que atenda às suas exigências de criação
Se você planeja seguir fielmente cada passo deste manual, sugiro escolher o Corel Draw para que possa seguir essa jornada mais tranquilo, pois todo o nosso conteúdo o apresenta como ferramenta de criação. Será mais fácil de acompanhar e fazer você mesmo, o passo a passo.
A maioria dos desenhos de gráficos requer apenas as funções básicas do Corel Draw, criar formas, estilizar letras, combinar cores, adicionar logotipos e ilustrações, ou seja, você irá utilizar apenas 20% das ferramentas do Corel Draw.
Mas, se você não quiser usar nenhum desses softwares, existem outras opções, embora não tenhamos muito conhecimento com eles, mas, vale a pena citar aqui.
Uma alternativa bem similar ao Corel Draw e o Adobe Illustrator é o Affinity Designer, que também é pago, mas oferece alguns dias de teste grátis.
Se você não quiser ter custos e nem mensalidade com softwares, existe o Inkscape que é totalmente gratuito.
Saiba mais sobre esses softwares logo abaixo:
Escolha o software de sua preferência e clique no link para fazer o download e a instalação.
CorelDRAW (Teste Grátis)
Adobe Ilustrator (Teste Grátis)
Affinity Designer (Teste Grátis)
InkScape (Grátis)
Obs: Faça o download dos softwares usando um computador.
A boa notícia? Você não precisa aprender tudo sobre o Corel Draw para começar a criar os seus designs, iremos utilizar apenas algumas ferramentas essenciais para projetarmos as artes para os kits gráficos.
Nesse primeiro momento iremos focar exclusivamente na criação de design para kits gráficos, mas caso pretenda se tornar um expert no Corel Draw, aconselhamos visitar o site oficial, lá eles têm muitas dicas valiosas e tutoriais sobre o assunto.
E agora?
Depois que você decidiu qual software vai usar, a parte assustadora começa.
Que é aprender.
No próximo capítulo vamos conhecer melhor o Corel Draw e como usá-lo.
Até a próxima pessoal, valeu!
Comments