top of page

O que preciso para fazer o Kit Gráfico 3M?

Atualizado: 19 de out. de 2022



Talvez você já tenha ouvido falar no famoso kit gráfico com adesivo “3M” ou até mesmo visto o nome impresso no liner do adesivo de algum amigo. Mas, na verdade, trata-se de mais uma do “jeitinho brasileiro”.


O mercado de kit gráfico no Brasil precisava de um material melhor, mais resistente e que não saísse fácil da moto, os adesivos comuns sempre apresentavam problemas, seja por conta da cola ser ruim, ou por causa da curta durabilidade do próprio adesivo.


Diante disso, surgiu o tão cobiçado kit gráfico com adesivo “3m”.


Mais resistente, pois sua espessura pode chegar a mais de 0,60 mm (laminação mais grossa), a cola adere melhor às carenagens e alguns chegam a durar mais de 4 anos.




O kit gráfico 3M é diferente da forma convencional como imprimimos os adesivos comuns, isso porque precisamos de mais materiais para produzi-lo, aumentando dessa forma, o investimento. Vamos precisar de: PVC Flexível Cristal, Cola Dupla Face Transferível, Tinta Vinílica Fosca Branca e Retardador Vinílico.


Vale lembrar que existem outras formas de produzirmos o kit gráfico 3M, irei falar mais sobre outras opções em outras postagens.


Já pega papel e caneta para anotar tudinho.


PVC FLEXÍVEL CRISTAL


Alguns chamam de manta, outros de mica, enfim, o certo é que você irá precisar de uma bobina de pvc flexível transparente, fique atento, pois a bobina que você irá adquirir tem que possuir um papel que impeça o contato entre as partes do pvc.


Esse material é mais resistente para os mais variados tipos de aplicação, o que explica a sua grande utilização nas indústrias, isso permite que o adesivo não fique arranhado tão facilmente.




COLA DUPLA FACE TRANSFERÍVEL


Como havia mencionado antes, a cola dos adesivos comuns nunca agradaram os criadores de kits gráficos, esse problema foi resolvido com a cola dupla face 3M, por possuir maior aderência às carenagens das motos. A 3M não é a única, uma outra opção também muito boa e que vem sendo utilizada por alguns criadores de kits gráfico é a famosa cola dupla face alemã, Tesa.


As bobinas dessas colas geralmente são menores, então você irá utilizar sua criatividade quando for fazer a impressão dos seus kits gráficos, não se preocupe que iremos falar sobre isso mais à frente.


TINTA VINÍLICA FOSCA BRANCA E RETARDADOR VINÍLICO




Outro ingrediente importante do kit gráfico “3M” é a tinta vinílica, ideal para ser aplicada no pvc flexível, a cor deve ser branca, pois ela servirá como uma base para impressão. Em alguns casos você não irá precisar dela.



COMO FAZER O KIT GRÁFICO 3M?


Antes de mais nada, você precisa entender que a produção desse kit gráfico exige uma técnica mais artesanal, portanto depois de comprar todos os materiais necessários vamos por a mão na massa.


Primeiro ponto a levar em consideração é a concepção da arte que irá ser impressa, por se tratar de um adesivo que é mais difícil de dobrar, você precisará dos moldes na medida exata das carenagens das motos para criar o design dos seus kits gráficos.


Os moldes ou templates, são desenhos vetores das carenagens de motos, quadriciclos, UTVs e etc. Com esses moldes você poupará qualquer dor de cabeça no futuro.


Segundo ponto, depois de pronta a sua arte e depois que seu cliente aprovou, precisamos organizar esse material para a impressão, ainda no Corel Draw ou qualquer outro software do seu agrado, vamos criar um retângulo, pois não queremos desperdiçar material.


Vamos supor que sua bobina de pvc flexível tem 1,22m de largura e sua cola dupla face transferível tem 62cm de largura, então vamos criar um retângulo de 120cm x 60cm e dentro dele iremos organizar nosso kit gráfico, pode ser que você precise criar mais de um retângulo para acomodar todo o kit gráfico, depois de organizar toda a arte é preciso agrupar e inverter de maneira que as informações fiquem de trás pra frente, como mostra o exemplo abaixo.




Terceiro ponto, vamos levar nosso design para a impressão, para isso precisamos inserir o pvc flexível na plotter de impressão, aqui aconselhamos o uso de luvas para evitar que suas mãos toque na mídia deixando marcas e estragando a impressão, caso seja necessário desligue o calor e o ar da máquina.


Quarto ponto, depois de impresso aguardamos um tempo para a secagem e cura da impressão, o próximo passo é usar o retardador vinílico para dissolver a tinta vinílica e em seguida adicionamos na pistola de pintura, é importante que o pvc com a impressão esteja estendido sem dobras para que possa ser pintado, certifique-se que irá pintar do lado que a impressão está invertida.


Quinto ponto, depois da pintura aguardamos um tempo para a secagem e evaporação do solvente, depois disso adicionamos a cola dupla face ao pvc pintado.


Sexto ponto é hora de separar cada parte do kit gráfico, para isso aconselhamos o uso da máquina de recorte de mesa, mas caso você não tenha uma, principalmente se estiver começando, poderá cortar à mão mesmo, utilizando o estilete ou tesoura, faça testes e veja qual é melhor para você, outra opção que tem se tornado muito viável, mas, que às vezes pode dar um trabalhozinho é adaptar uma mesa para a plotter de recorte comum, mas você também pode fazer testes em relação à isso.


1.073 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Instagram
  • YouTube
bottom of page