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4 Coisas que ninguém te conta sobre o mercado de kit gráfico.

Atualizado: 13 de jun. de 2022



As informações sobre o mercado de adesivos off road, ainda são muito escassa,

mas, hoje trago 4 dicas que você precisa saber sobre esse mercado.


Se você pretende entrar nesse mercado de kit gráfico ou já trabalha na área e quer se aperfeiçoar ainda mais, leia esse post até final, pois ainda temos uma dica bônus.


Saiba que empreender no mercado de kit gráfico não é nenhum bicho de 7 cabeças,

ainda mais, nos dia de hoje, pois tudo está mais fácil, Internet, tutoriais, cursos e muitos mais, tudo isso te ajuda a começar a atuar nessa área.


1.Você não precisa ter tudo pra começar!


Você não vai querer começar seu negócio de kit gráfico, só quando você tiver uma plotter de impressão, espaço físico, o melhor computador, a máquina de recorte perfeita...


Entenda, você não precisa ter tudo para começar, empreender é um jogo de esforço e recompensa, então tire essa ideia da cabeça em achar que você vai começar logo como as grandes empresas, pois isso, certamente, não vai acontecer.


2.Você não precisa vender apenas kit gráfico.


A maioria dos empreendedores sabe, que é muito mais barato manter o cliente fiel que você já tem, do que prospectar novos clientes. E como fazer para manter esse cliente?


A melhor maneira seria oferecer novos produtos para esse mesmo cliente, é o que chamamos de Upsell e Downsell.


Calma pequeno gafanhoto, que lhe explico agora:


Downsell: Modalidade de venda em que você oferece para o seu cliente um produto mais barato do que o que ele havia comprado.


Exemplo:

Você vende um kit gráfico de uma CRF 450R e claro oferece o melhor material para o seu cliente, porém ele sentiu que o preço está além do que ele pode pagar.


Então você oferece um kit gráfico com uma qualidade intermediária e preço mais acessível, mas claro, sempre explicando pro cliente as diferenças de materiais e preços.


Upsell: Modalidade de venda em que você oferece para o seu cliente um produto mais caro ou mais premium do que o que ele havia comprado.


Como o cliente já comprou uma vez, esse é o momento em que ele está mais propenso a obter novos produtos.


Com o Upsell, você consegue aumentar o seu ticket médio e, consequentemente, o seu faturamento.


Exemplo:

Você vende um kit gráfico de uma TTR 230, você pode oferecer um kit com novas carenagens junto com adesivo, ou até mesmo disponibilizar um cupom de desconto para as próxima compra de kit gráfico.


E também existe a modalidade conhecida como Cross sell:

Essa modalidade é muito praticada por lojas virtuais e grandes e-commerces, como Americanas, Amazon, Kabum e etc.


Quando o cliente está finalizando a compra no site, ele tem acesso a itens que podem complementar aquele produto ou que outras pessoas compraram junto também.


É muito comum você comprar um notebook e, em seguida, é oferecido um mouse, um fone de ouvido ou uma mochila. Em alguns casos, a loja te apresenta um kit, com alguns produtos por um preço menor se comprados separadamente.


Esse também é o caso dos famosos combos das lojas de fast-foods, como o McDonald’s e Burguer King.


Exemplo:

Você vende um kit gráfico de uma CRF 250F, você pode oferecer junto uma capa de banco personalizada, por um preço mais acessível, na hora que o cliente está fechando o pedido com você.


Além disso, você pode oferecer outros produtos para o público trilheiro, como por exemplo:

Bonés, Camisas, Botas e até mochilas de hidratação.


Hoje existem empresas que também atendem o público off road mas, que não vendem o kit gráfico, mas sim, outros produtos como capas de celular personalizada com número e nome do piloto, chaveiros e até cordões com o numberplate como pingente.


Vale a pena, você rever seus conceitos, a maneira como você enxerga esse mercado de kit gráfico, pois ainda existe muita oportunidade, principalmente para você se diferenciar da concorrência.


3. Você não precisa ter uma plotter de impressão para começar.


Se você está no início do seu negócio de kit gráfico e não tem condições de comprar uma plotter de impressão, isso não impede você de começar nesse mercado. Você pode terceirizar a impressão.


Procure na sua cidade, na cidade mais próxima ou até mesmo na internet alguém que trabalha com comunicação visual e que já tenha uma plotter de impressão, para que possa fazer essa parceria com você.


4. Você não precisa ter um site para vender seus kits gráficos na internet!


Depois do "Booom" dos marketplaces, só fica chorando quem quer.


Atualmente é possível vender kits gráficos em grandes sites como: Mercado livre, Americanas, Amazon e até no Shopee.


Então você está deixando dinheiro na mesa, meu amigo.


5. Dica Bônus: Você precisa ter pelo menos um designer.


Ou pode ser você mesmo o designer, se você gosta de criar artes, já é um grande diferencial, pois aperfeiçoando essa habilidade, você pode criar os seus próprios designs dos kits gráficos para os seus clientes.


Vamos combinar que todo kit gráfico começa primeiro pelo design, pela criação da arte, E criar artes únicas e que realmente irão encantar seus clientes, não é pra qualquer um.




Caso você tem vontade de aprender a criar suas próprias artes de kits gráficos, aqui vale lembrar sobre nosso curso completo de Design MX. Clique aqui e saiba mais.


Considerações finais


Essas são as dicas que trago hoje pra você aplicar no seu negócio de kit gráfico e se você quiser saber mais dicas como essa, sobre esse mercado, deixa aqui abaixo nos comentários, a sua opinião.


Sucesso!

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